Spacefolk City
Spacefolk City é um jogo de realidade virtual em que você constrói sua própria cidade, só que em 3d, diferente de outros titulus como Little Cities, que mesmo sendo pra VR utiliza de mecânicas mais tradicionais, ou os clássicos SimCity ou Cities Skylines.
Porém, como eu comentei anteriormente, em Spacefolk City você definitivamente tem uma diferença gritante desses outros titulus, o jogo usa o fato de você estar no espaço sem gravidade para remover as limitações físicas clássicas, e permitir que você construa cidade em diferentes camadas, com tirolesas escorregadores e escadas ligando tudo em uma verdadeira bagunça com estampas de banheiras e cachorros quentes.
Bom, acho que está na hora de explicar dos cachorros quentes, o jogo possui 2 modos de jogo, um em que você deve completar missões e o clássico sandbox, para você construir a cidade da maneira que bem entender, claro, ainda sim tendo que obter os recursos legitimamente. Para obter recursos e cidadãos você deverá coletar meteoritos e puxa-los, para assim liberar as peças que usará para construir tudo, casas, escorregadores, cafeterias e até as lojas de sapatos.
Porém nessas construções que se encontram as peculiaridades, o objetivo do jogo para que você progrida e consiga novos cidadãos é deixar os seus atuais felizes. e podemos dizer que eles possuem alguns gostos um tanto quanto… peculiares?! Acho que é uma descrição cabível. Os moradores tem gostos específicos e gostam de decorações específicas, nessa bagunça acabamos colocando uma banheira no meio da praça ou uma árvore de cachorro quente na esquina. Sem esquecer de é claro, que para ele se mudar é necessário colar um adesivo da coisa que ele gosta em sua casa, assim como todo cidadão regular desse planeta que chamamos de lar.
No geral o jogo é bem descontraído, e traz uma experiência diferente dos demais títulos, gostei bastante de poder brincar com as perspectivas e construir uma cidade de todos os ângulos. Outro ponto que comentei em Little Cities outro jogo de VR para construção de cidades também se aplica aqui, porém em uma escala bem menor, como em Spacefolk City você não é obrigado a ficar olhando pra baixo o tempo todo, sem dúvida o pescoço agradece, mas estaria mentindo se não disse-se que depois de 1h30 jogando continuamente eu já não aguentava mais o peso do VR. Então leve isso em consideração quando for decidir se o jogo é correto pra você ou não, mas, certamente acredito que tem um apelo grande, trazendo mecânicas engraçadas e uma ideia inovadora pra um gênero que a muito tempo é bem estático e sem grandes novidades.
Spacefolk city está disponível para Oculus, em suas versões Quest 1 e 2, Rift e Rift S. Custando $19,99 USD. também possuindo uma versão para Steam custando o mesmo valor. O jogo pode ser uma oportunidade para os entusiastas do gênero que possuem um VR experimentar algo novo, porém por ser limitado nessa plataforma ainda não muito popular o jogo não teve tanta divulgação quanto outros jogos de mesmo gênero, sem dúvida acredito que ele bate de frente com outros títulos da área e acredito valer a experiência.